quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Proposta A educação do Futuro- e suas tendências!

UFRGS-UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVIMA- UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES
POLO: BARRA DO CORDA
DISCIPLINA: Produção de Textos para materiais autodidáticos
Professor: Carlos Tadeu Queiroz
Tutora: Caroline Bohrer do Amaral

Eliete Alves de Araújo
Maria de Lourdes Mendes de Oliveira
Odair José Maciel



ATIVIDADE FINAL- grupo EMO


1- TEMA DA PROPOSTA: A educação do futuro: novas tendências na educação.







Um dos grandes desafios da educação contemporânea é o como estabelecer sua adequação a uma sociedade que exige cada vez mais do cidadão uma formação de qualidade. É difícil prever o futuro, porque ele não se desenvolve linearmente, na educação é mais fácil antecipar algumas perspectivas, pois a cada dia ela se torna mais importante na vida das pessoas ou até mesmo para o desenvolvimento de um pais.
A educação será a cada dia mais complexa, porque a cada dia o espaço físico da sala de aula está perdendo espaço para as tecnologias e para o mundo virtual, a tendência e modificar a figura do professor como centro de informação para que incorpore novos papeis como os de mediador, facilitador, de gestor e de mobilizador. As tecnologias na educação do futuro também se multiplicarão e se integrarão, se tornarão mais e mais audiovisuais, instantâneas e abrangentes. E como a educação será cada vez mais importante para a mudança da sociedade, acredita-se que a diferença entre os que têm acesso à educação de qualidade e a educação massificadora será difícil de reverter no horizonte dos próximos anos, numa sociedade desigual não se pode esperar só da escola a igualdade.
Embora tenha havido uma verdadeira revolução nesse campo nos últimos anos, a formação deixa ainda muito a desejar. Existe uma certa incapacidade para colocar em prática concepções e modelos inovadores (nóvoa, 2001).




2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo geral

· Divulgar e sensibilizar professores, alunos e comunidade escolar do C.E. Wolney Milhomem (CAIC) sobre a importância de conhecer e trabalhar conteúdos sobre as várias perspectivas tecnológicas para o futuro da educação, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação para tornar o ambiente escolar integrado, interessante e moderno, promovendo a integração e a criatividade, sendo o aluno sujeito ativo capaz de produzir e incorporar conceitos onde todos aprendem juntos as múltiplas tarefas a serem desenvolvidas de acordo a sua realidade.











2.2 Objetivos específicos

· Pesquisar artigos e informações sobre as novas tendências na educação do futuro;
· Produzir um jornal impresso com informações sobre a educação do futuro e suas tendências;
· Criar um blog, com temas e trabalhos de sala de aula relacionando aos conteúdos trabalhados nas disciplinas;
· Estimular o desenvolvimento do pensamento, da curiosidade e criatividade dos alunos;
· Promover palestras e demonstrações práticas sobre as TIC’s na educação;
· Promover um seminário e uma feira tecnológica para demonstrar a educação do futuro através das tecnologias disponíveis;
· Introduzir computadores e a internet nos conteúdos de sala de aula.

3. PÚBLICO ALVO:

Professores, alunos e comunidade escolar do Ensino Fundamental maior do C.E. Wolney Milhomem.

4. DINÂMICA DA ATIVIDADE

A proposta destina-se para a promoção de atividades integradas entre professores, alunos e comunidade escolar, com utilização dos recursos tecnológicos disponíveis sempre apontando as perspectivas do futuro para a educação.

4.1 Atividades a serem desenvolvidas:

· Criação de um jornal impresso com informações sobre as tendências da educação do futuro;
· Palestras de conscientização e sensibilização sobre as tecnologias na educação e o seu futuro;
· Promoção de uma feira e um seminário com a participação de todos envolvidos;

4.2 Atores e papéis

Ø PROFESSOR
Ø ALUNO
Ø ESCOLA

Professor – Pesquisador e orientador na criação do jornal impresso e nos conteúdos de sala de aula, na produção e edição de textos, pesquisas, fotos, vídeos, filmes e outros. Elaboração do seminário e feira tecnológica e em todo o desenvolvimento das atividades da proposta.


Aluno – Desenvolver pesquisa e atividades sobre as tecnologias utilizadas na educação, tecnologia de comunicação, comunicação virtual, integração de mídias, popularização de tecnologias bem como entender o processo de mudança na educação do futuro.

Escola - Parceira em todas as atividades desenvolvidas pelo professor e pelo aluno, disponibilizando as ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento das atividades e dos eventos necessários para a realização dos trabalhos.

5. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades serão desenvolvidas no período de três meses de acordo com as etapas e cronograma.

Etapa I – Pesquisas sobre o assunto abordado, reuniões, debates com gestores, professores e alunos, planejamento e elaboração das atividades;
Etapa II – Implantação da proposta com alunos, professores e comunidade escolar, elaborar do jornal impresso com a participação de todos;
Etapa III – Elaboração e apresentação do seminário com o tema: “EDUCAÇÃO DO FUTURO: NOVAS TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO”
Etapa IV – Promoção da feira tecnológica com exibição das tecnologias disponíveis e as do futuro e as tendências para a Educação.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


ATIVIDADE
MESES
Pesquisas, reuniões e debates
Outubro
Elaboração da proposta
Outubro
Criação do jornal impresso e divulgação
Novembro
Seminário
Novembro
Feira tecnológica
Dezembro


6. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

Ø Desempenho durante as atividade;
Ø Participação nas etapas e nas atividades propostas;
Ø Realização das atividades propostas;
Ø Apresentação das tarefas solicitadas;
Ø Criatividade e envolvimento nos trabalhos, feiras e seminários









REFERÊNCIA

LITTO, Fredric Michael. O Ensino a Distância e as novas Tecnologias aplicadas à educação. Entrevista. set.out.2002
<www.aprendervirtual.com>
http://www.jornallivre.com.br/251285/a-visao-do-futuro.html
A educação do futuro – artigo Carlos Cardoso Aveline
I Seminário ATIID – Alfabetização de educadores uma chave para a inclusão do cidadão no mundo digital
Pesquisas livres na Internet
Tecnologia e educação Iara Milhomem proposta

EQUIPE DE TRABALHO

Eliete Alves de Araújo – participação ativa em todas as atividades de pesquisa e elaboração.



Maria de Lourdes Mendes de Oliveira- participação ativa em todas as atividades de pesquisa sugestões e elaboração.


Odair José Maciel- participação ativa em todas as atividades, pesquisa, sugestões e elaboração da proposta.