UFRGS-UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVIMA- UNIVERSIDADE VIRTUAL DO MARANHÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO PARA EDUCADORES
POLO: BARRA DO CORDA
ALUNOS: EVA SILVA LOPES, ELIETE ALVES, ODAIR MACIEL E MARIA DE LOURDES MENDES.
Produção de Textos para Materiais Autodidáticos
ATIVIDADE II -GRUPO
A escrita e a leitura no hipertexto com aprendizagem significativa.
Compreender as características que particularizam a escrita e a leitura em meios eletrônicos demanda uma reflexão sobre as diferentes maneiras pelas quais, historicamente, os avanços tecnológicos promoveram alterações na escrita lingüística, e nos modos de interação via linguagem escrita privilegiados em diferentes épocas.
As ordens dos acontecimentos sofreram alterações na alfabetização, as crianças da era digital estarão aprendendo a escrever e a ler primeiro em um teclado de um computador ao invés de um lápis, o mundo digital proporciona também uma grande interação e interdisciplinaridade cultivada na cultura do hipertexto, tornando a aprendizagem mais significativa. A internet tem um papel construtivo no tocante leitura e escrita, além de ser mais atraente que os outros meios tradicionais, a internet trás infinidades de informações dando suporte a leitura e a escrita; quanto a internet como ameaça acredita-se que a mesma precisa ser trabalhada de forma correta, monitorada e planejada suas atividades pelo professor, utilizando adequadamente, na internet existe um leque de informações de materiais de pesquisas, que contribuirá e facilitará a transmissão de conhecimentos, construindo uma aprendizagem dinâmica e significativa.
Pensar o texto e o hipertexto na perspectiva do letramento digital estamos aproximando as tecnologias impressas e a digital no âmbito da leitura e escrita, o leitor habituado ao hipertexto impresso reconfigura suas práticas em direção ao hipertexto digital, não sendo necessário reaprender a ler com o novo suporte, é importante saber que para obter resultados satisfatório o texto em meio digital precisa sofrer modificações sugeridas e testadas pela usabilidade.
Conclui-se, portanto, que o hipertexto não baseia no conceito do texto, sendo ele muito mais amplo, levando as inter-relações de textos e informações diversos em qualquer área de atuação onde exista grandes quantidades de informações, incluindo além do texto mídias com som, imagens, desenhos animações e outros.
REFERENCIAS:
· Texto digital : o encontro entre a oralidade e a escrita Janine Fontes;
· Marques , M.O.A A escola no computador
· Pesquisas diversas na internet
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)