quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Autonomia

Autonomia

Professor que se auto-avalia e ensina seus alunos a se auto-avaliarem constrói a autonomia pedagógica da escola e a autonomia dos alunos enquanto sujeitos do conhecimento.
... “Crescer, evoluir, tornar-se pessoa é caminhar da dependência para a interdependência, aumentando progressivamente a consciência de que somos os artífices de nossas próprias vidas. Professores estimulam a autonomia dos alunos sempre que os convidam a assumir o controle sobre suas decisões e ações, sempre que os colocam na posição de sujeitos ativos na construção do conhecimento, sempre que os incentivam a projetar objetivos e a desenhar em cores vívidas a visão de seu próprio futuro e o tipo de ônibus, trem ou nave que será necessário tomar para atingir o sonho.
Só podemos apoiar a construção da autonomia dos mais jovens se nós, adultos, agirmos como seres autônomos. É preciso parar de culpar os outros por insucessos e dificuldades do percurso. Até que ponto estamos assumindo a responsabilidade por cuidar de nossa saúde, das relações com as pessoas amigas e amadas, de nosso aperfeiçoamento profissional? Ser autônomo é sentir que temos o poder de, a qualquer instante, mudar de rumo. Quem maneja o leme somos nós.”

Nenhum comentário: