Maria de Lourdes
A Internet oferece uma grande variedade de informações o que contribui de forma significativa tanto para a leitura como para a escrita, no entanto seu uso deve acontecer de forma organizada onde o professor deve fazer um planejamento prévio para suas atividades com o computador, Internet e todos os recursos para que esses sejam utilizados de maneira adequada e proveitosa.
Cabe também ao professor ficar sempre atento principalmente com relação à escrita, pois essa nova linguagem utilizada pelos usuários na mídia onde se misturam vários idiomas pode prejudicar a aprendizagem de nossos jovens.
Para que a escola possa lidar com a cultura do hipertexto, a priori é necessário que o professor esteja preparado para essa nova fase, pois, a maioria dos alunos tem um maior acesso as tecnologias e os mesmos chegam na sala nos informando de algo que acabou de acontecer e às vezes nos pedem para comentar. Um bom número de alunos domina esses recursos e dessa forma contribuem auxiliando os colegas que têm dificuldade fazendo acontecer a aprendizagem coletiva. Cabe à escola promover, inovar e garantir meios variados e acessíveis para que possa acontecer a utilização do hipertexto por professores e alunos resultando numa aprendizagem de leitura e escrita.
Para que aconteça a aprendizagem ativa o professor deve utilizar estratégias estimuladoras como: interatividade, textos atrativos e todas as formas possíveis para manter o interesse do aluno.
A aprendizagem ativa se torna mais interessante do que os livros, porque permite desenvolver a capacidade de comunicação e produção de conhecimento.
Ao realizar a leitura do hipertexto o leitor acaba sendo autor de sua própria leitura, pois através da leitura do hipertexto o estudante pode buscar novas informações através de várias formas como: imagens, sons, etc. construindo assim seu conhecimento, porém uma das dificuldades encontradas na utilização dos hipertextos ainda é o acesso, visto que muitos de nós não dispomos desses recursos o que dificulta o uso com os mesmos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Cabe também ao professor ficar sempre atento principalmente com relação à escrita, pois essa nova linguagem utilizada pelos usuários na mídia onde se misturam vários idiomas pode prejudicar a aprendizagem de nossos jovens.
Para que a escola possa lidar com a cultura do hipertexto, a priori é necessário que o professor esteja preparado para essa nova fase, pois, a maioria dos alunos tem um maior acesso as tecnologias e os mesmos chegam na sala nos informando de algo que acabou de acontecer e às vezes nos pedem para comentar. Um bom número de alunos domina esses recursos e dessa forma contribuem auxiliando os colegas que têm dificuldade fazendo acontecer a aprendizagem coletiva. Cabe à escola promover, inovar e garantir meios variados e acessíveis para que possa acontecer a utilização do hipertexto por professores e alunos resultando numa aprendizagem de leitura e escrita.
Para que aconteça a aprendizagem ativa o professor deve utilizar estratégias estimuladoras como: interatividade, textos atrativos e todas as formas possíveis para manter o interesse do aluno.
A aprendizagem ativa se torna mais interessante do que os livros, porque permite desenvolver a capacidade de comunicação e produção de conhecimento.
Ao realizar a leitura do hipertexto o leitor acaba sendo autor de sua própria leitura, pois através da leitura do hipertexto o estudante pode buscar novas informações através de várias formas como: imagens, sons, etc. construindo assim seu conhecimento, porém uma das dificuldades encontradas na utilização dos hipertextos ainda é o acesso, visto que muitos de nós não dispomos desses recursos o que dificulta o uso com os mesmos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Nenhum comentário:
Postar um comentário